Caso não esteja visualizando corretamente veja aqui.
 
  ANO 15 - EDIÇÃO Nº 693 - PUBLICADA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS EM 12/01/2018  
     
 

APOSENTADO/ PENSIONISTA: CUIDADO PARA NÃO TER SEU PAGAMENTO DO INSS BLOQUEADO

 
 

O Instituto Nacional de Seguridade Social-INSS está solicitando comprovação de vida a todos os seus beneficiários. Isso significa que quem recebe pagamentos do INSS por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético (e que ainda não fez sua prova de vida referente ao ano de 2017) deverá comparecer, até o dia 28 de fevereiro de 2018, ao banco em que recebe o benefício do mencionado Instituto (não é necessário ir à Agência da Previdência Social).

No banco, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação com foto: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação etc. Vale ressaltar que os beneficiários não fizerem a comprovação até a data mencionada poderão ter o pagamento do INSS bloqueado até regularizar a situação.


BENEFICIÁRIOS IMPOSSIBILITADOS OU RESIDENTES FORA DO BRASIL
Quem não puder comparecer às agências bancárias por motivo de doença ou dificuldade de locomoção poderá realizar a comprovação de vida por meio de procurador devidamente cadastrado no INSS. O mesmo vale para os segurados que residem no exterior. Estes, ainda podem apresentar documento de prova de vida emitido por consulado ou o Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS.


RECADASTRAMENTO FACEB
Outra informação importante é que a exigência de comprovação de vida é uma solicitação exclusiva do INSS. Portanto, não tem qualquer vínculo com outros processos, como o recadastramento que os aposentados e pensionistas fizeram recentemente na FACEB.


ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS
Para mais informações, acesse os links http://previdencia.gov.br/ e http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2017/12/Esclarecimentos-sobre-a-renova%C3%A7%C3%A3o-de-senha-do-INSS.pdf ou ligue para 135 (telefone da Previdência Social).