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Ouvidoria da Saúde

Ouvidoria da Saúde

Este canal foi criado em atendimento à Resolução Normativa nº 323 da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, de 03 de abril de 2013. A Ouvidoria da Saúde tem como objetivo acolher as manifestações dos beneficiários, dependentes e prestadores, entre outros, sobre SAÚDE, tais como elogios, sugestões ereclamações, de modo a tentar resolver conflitos que surjam no atendimento na área de saúde. Além disso, busca subsidiar o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da FACEB, com o objetivo de sanar eventuais deficiências ou falhas em seu funcionamento.

O uso da Ouvidoria da Saúde deve seguir algumas etapas a fim de permitir o melhor desempenho dos serviços. O contato inicial com a FACEB continua sendo por meio da Central de Atendimento, Fale Conosco (site), e-mail, atendimento presencial ou telefônico.

A Ouvidoria da Saúde é mais um importante canal de comunicação e relacionamento com os beneficiários e está pronto para receber as demandas que, por algum motivo, não puderam ser solucionadas pelos canais habituais de atendimento.

Com base na sua colaboração, a Fundação poderá aprimorar a qualidade dos serviços prestados na área de saúde.

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde clicando em um dos botões do início desta página, de acordo com sua categoria: beneficiário/ prestador ou outros. Feito isto, preencha o respectivo formulário. Em caso de dúvidas, acesse o Manual da Ouvidoria da Saúde.

Caso prefira envie sua mensagem para o e-mail ouvidoriasaude@faceb.com.br.

 

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TIPOS DE MANIFESTAÇÕES

Elogio: demonstração de satisfação, reconhecimento e apreço na área de SAÚDE, por meio dos serviços recebidos ou atendimento de pessoas que participaram do processo.

Sugestão: manifestação que apresenta uma ideia ou proposta para o aprimoramento dos serviços realizados pela FACEB, obedecendo aos regulamentos dos planos de Saúde administrados pela entidade, bem como às normas da ANS.

Reclamação: manifestação de desagrado, crítica ou queixa de um serviço de SAÚDE, profissionais da FACEB ou prestadores, considerando ineficiente, ineficaz ou não efetivo.

COMO É FEITA A MANIFESTAÇÃO

O registro de manifestação é feito somente pelo site da FACEB. A resposta será enviada por e-mail, no prazo de até sete dias úteis, conforme Art. 3º, item VI, da Resolução Normativa ANS 323/2013.

MISSÃO DA OUVIDORIA DA SAÚDE

Assegurar a estrita observância das normas legais e regulamentares relativas aos direitos dos beneficiários dos planos de saúde da CEB.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Quem pode registrar uma manifestação na Ouvidoria da Saúde?

Resposta: Qualquer beneficiário, dependente, prestador da rede credenciada, entre outros, dos planos de saúde oferecidos pela FACEB.

Qual é o tempo máximo de resposta para uma manifestação?

Resposta: Conforme Artigo 3º, item VI da Resolução Normativa ANS 323/2013, máximo de 7 (sete) dias úteis, sendo admitida a pactuação junto ao beneficiário de prazo maior, não superior a 30 (trinta) dias úteis, nos casos excepcionais ou de maior complexidade, devidamente justificados.

Posso acompanhar minha manifestação?

Resposta: Sim. No ato da manifestação, o beneficiário recebe em seu e-mail cadastrado um número de protocolo e senha. Para verificar o andamento, basta acessar o menu da Ouvidoria da Saúde e informar estes dados.
Legislação

Resolução Normativa ANS 323/2013.

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