Nota de esclarecimento da Fundação

By 3 de setembro de 2020 Previdência

Nos últimos dias a Faceb teve duas ocorrências sobre benefícios previdenciais. Embora ambas sejam relacionadas exclusivamente ao Plano Faceb-Saldado, a Fundação entende ser pertinente informar a todos, a título de transparência e de esclarecimentos adicionais:

1) O pagamento das suplementações de julho do Plano Faceb-Saldado foi feito em valor superior ao demonstrado no simulador, disponibilizado pela Fundação durante o período de opção das Estratégias Previdenciais. Em decorrência desse fato, a Faceb adotou todas as providências para corrigir a falha sistêmica.

Os assistidos do Faceb-Saldado foram devidamente informados via e-mail e por carta impressa sobre o ocorrido. Além disso, a Faceb se colocou à disposição para o caso de necessidade de forma alternativa de parcelamento na devolução do valor pago a maior.

2) A Fundação enfatiza que, sempre de maneira diligente, continua trabalhando para garantir o equilíbrio atuarial do Plano Faceb-Saldado e, inclusive, já notificou os responsáveis atuariais pelos planos de benefícios previdenciais. Além disso, conforme informado anteriormente, a empresa Wedan foi contratada para trazer segurança adicional quanto à certificação das Estratégias Previdenciais. A Faceb comunicará oportunamente a todos quando esse serviço for concluído (previsão para a finalização: ainda no segundo semestre de 2020).

3) Outra ocorrência foi que, devido a questões operacionais com a instituição bancária responsável por efetuar o pagamento de aposentadorias e pensões do Plano Faceb-Saldado, houve falha no crédito da suplementação de agosto. Apesar do empenho da Fundação imediatamente após o ocorrido e ao longo de todo o dia, a situação só foi normalizada para os assistidos desse Plano no dia seguinte.

Lamentando sinceramente o ocorrido, a Faceb ressalta que já foram adotadas todas as providências para que esse fato não se repita.

4) Por fim, a Fundação lamenta mais uma vez os dois casos ocorridos com os aposentados e pensionistas do Plano Faceb-Saldado; ressalta que todas as ações necessárias para os ajustes foram feitas imediatamente após a sua identificação; e enfatiza ainda que, sempre em consonância com as legislações pertinentes, não medirá esforços para continuar buscando o melhor para você, assim como já tem feito nos últimos anos.