Fique atento sempre e faça sua parte

By 6 de novembro de 2020 Saúde

Estatísticas comprovam que homens vivem menos que mulheres. Isso acontece em função de vários fatores, entre eles, que pessoas do gênero masculino cuidam menos da saúde. Diagnósticos tardios para doenças também matam mais homens que mulheres.

Se você é homem, fique atento sempre – e não somente neste mês dedicado aos cuidados com a saúde masculina e ao combate ao câncer de próstata. Se não for, lembre aos seus amigos ou parentes para se cuidarem com frequência.


Lembretes importantes
– A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens, a partir de 50 anos e mesmo sem apresentar sintomas, procurem um profissional especializado para ter uma avaliação individualizada. Vale destacar que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento do câncer de próstata. Já os que integram o grupo de risco (negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem procurar um urologista mais cedo, a partir dos 45 anos;

– Ciência e medicina avançam, mas cuidar da saúde deve ser um hábito. Não deixe para amanhã;

– Além de sempre consultar seu médico, lembre-se que mudanças de atitude também salvam vidas. Fica o lembrete para práticas saudáveis: bons hábitos alimentares, atividade física regular, não fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas etc.

Estatísticas para refletir
1) O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que haja mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata em 2020;

2) Este tipo de câncer é o mais comum entre os homens brasileiros (e é a segunda principal causa de morte por câncer na população masculina);

3) Se descoberta logo, a doença tem cerca de 90% de chance de cura;

4) Mais da metade dos homens brasileiros atendidos pelo SUS nunca foi ao urologista, segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Skip to content