Conheça mulheres marcantes da nossa história

By 8 de março de 2021 Institucional

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, relembramos algumas mulheres pioneiras e revolucionárias que foram muito importantes para a construção de conhecimento, cultura e ciência na nossa história, sem contar a sua relevância para evidenciar o protagonismo feminino na sociedade.

Em um mundo historicamente dominado por homens, muitas dessas mulheres precisaram romper com estereótipos, padrões e tradicionalismos para garantir sucesso em suas respectivas áreas de atuação. A dificuldade de acesso a conhecimento, aos postos de liderança, nas tomadas de decisões e a falta de reconhecimento pelo trabalho sempre deixaram clara a desigualdade existente na sociedade.

Esse desequilíbrio se perpetua até os dias de hoje. Um exemplo é a quantidade de Prêmios Nobel concedidos para mulheres. Das 873 condecorações entregues até 2020, apenas 57 foram para mulheres, o que representa apenas 6% do total. Esse dado é apenas um dos vários que representam essa desigualdade. Pouco a pouco as mulheres vieram ganhando seu espaço e sua notoriedade, graças a pioneiras como:

1 – Marie Curie (1867-1934)
Cientista polonesa, pioneira na física, na química e nos estudos sobre radioatividade. Primeira mulher a ganhar não apenas um, mas dois Prêmios Nobel.

2 – Ada Lovelace (1815-1852)
Matemática e escritora considerada a primeira programadora do mundo, responsável pelo primeiro algoritmo que foi usado por uma calculadora chamada Máquina Analítica, o mais próximo do que seria um computador no começo do século XIX.

3 – Charlotte Cooper (1870-1966)
Tenista britânica e primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro olímpica.

4 – Sarah Breedlove (1867-1919)
Empreendedora americana, filantropa e ativista política e social. Ela é registrada pelo Guinness (Livro dos Recordes) como a primeira mulher que se tornou milionária nos Estados Unidos. Fez sua fortuna revolucionando o mercado da beleza para mulheres negras.

5 – Graziela Maciel Barroso (1912-2003)
Brasileira conhecida como a Primeira Dama da Botânica no Brasil, foi a maior taxonomista de plantas do país. Foi responsável pela catalogação de vegetais das diferentes regiões do Brasil.

6 – Chiquinha Gonzaga (1847-1935)
Pianista, compositora e regente brasileira que contribuiu para a origem da nossa música. Conhecida também por ser líder de classe em defesa dos direitos autorais e pelo seu exemplo na luta pelas liberdades no Brasil.

7 – Katalin Karikó (1955-)
Bioquímica húngara por trás de um dos tipos de vacinas contra a Covid-19. Há 40 anos trabalha com o método utilizado nessas vacinas genéticas de RNA e há pouco tempo atingiu o devido reconhecimento.

Skip to content