Informações importantes sobre equacionamento de deficit do Plano BD

By 16 de março de 2020 Previdência

De acordo com a legislação vigente, a Fundação iniciará no próximo mês o desconto do valor mínimo (R$ 100,5 milhões) do Terceiro Equacionamento de Deficit do Plano BD, relativo ao exercício de 2018.

Essa terceira contribuição extraordinária é obrigatória, por 223 meses, a todos os participantes ativos, autopatrocinados, aposentados e pensionistas do Plano BD, bem como às patrocinadoras CEB e Faceb.

PARTICIPANTES ATIVOS E AUTOPATROCINADOS

No seu caso, participante ativo/autopatrocinado da Fundação, o valor da alíquota corresponde a um desconto de 2,18% sobre o seu Salário Real de Contribuição (SRC). A título de informação, veja a seguir como ficou a tabela de contribuições extraordinárias por equacionamento:

APOSENTADOS E PENSIONISTAS

No seu caso, aposentado/pensionista da Fundação pelo Plano BD, o valor da alíquota corresponde a um desconto de 4,38%, aplicado sobre o valor bruto da sua suplementação de aposentadoria/pensão. A título de informação, veja a seguir como ficou a tabela de contribuições extraordinárias por equacionamento:

Como apresentado, esse plano sofre as consequências do seu desequilíbrio estrutural. Para corrigir a tendência de deficit, a Faceb, com o seu apoio e da CEB, desenvolveu o Projeto de Estratégias Previdenciais, que está em fase final de aprovação pelo órgão regulador (Previc). Assim que tivermos notícia, comunicaremos a vocês.