O que significa taxas de juros e “CET” nos empréstimos

By 9 de fevereiro de 2021 Empréstimo, Investimentos

Hoje em dia está cada vez mais fácil solicitar um empréstimo, seja para alguma emergência, para aquela viagem dos sonhos, abrir o próprio negócio. E com toda essa facilidade, às vezes não nos atentamos aos custos que são cobrados – ou então verificamos somente as taxas de juros.

Nesse contexto, é importante observar o Custo Efetivo Total (CET), que reúne todos os gastos envolvidos na operação, – taxa de juros, IOF, seguros e demais despesas – que sempre é especificado em forma de percentual no contrato de empréstimo.

Já a taxa de juros é um indicativo do quanto você pagará em um empréstimo ou financiamento – é geralmente o principal valor a ser pago na solicitação de empréstimo. Dessa forma, a taxa de juros é o percentual cobrado sobre o dinheiro emprestado, correspondendo a uma parte do CET.

Portanto, antes de fechar qualquer negócio, verifique o Custo Efetivo Total, que é o valor efetivamente cobrado de você nas solicitações empréstimo. Assim, mesmo que uma instituição cobre juros inferior ou igual a outra, o CET pode variar e deixar seu financiamento mais caro no custo total do empréstimo.

Skip to content